1 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Santos perde para o Fortaleza e é rebaixado para a Série B em plena Vila Belmiro

Peixe disputará a Segunda Divisão pela primeira vez em sua história

Foto: Abner Dourado / AGIF


Por Dyego Barros

Pela primeira vez em seus 111 anos de história, o Santos está rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira (6), o Peixe foi derrotado pelo Fortaleza por 2 a 1, em plena Vila Belmiro, e se juntou a Goiás, Coritiba e America-MG, no grupo das quatro equipes que caem para a Segundona em 2023.

Marinho, aos 39’ da etapa inicial, fez valer a “lei do ex”, colocando os visitantes na frente. No segundo tempo, o zagueiro Messias deixou tudo igual, quando eram jogados 58 minutos. Diante dos placares das partidas que envolviam seus adversários diretos, os donos da casa se lançaram à frente desesperadamente, em busca da virada, e no último ato do duelo Lucero liquidou a fatura em favor dos cearenses.

Trágica diante do legado do Alvinegro de Pelé, a queda do clube para a Série B era pouco provável antes de a bola rolar pela 38º rodada do Brasileirão, uma vez que o Santos dependia apenas de si para seguir na Série A. Entretanto, as vitórias de Vasco e Bahia diante de RB Bragantino e Atlético-MG, respectivamente, combinadas com o revés santista, levaram o time paulista ao descenso.

Com 43 pontos, o Peixe fecha a competição na 17ª posição da tabela de classificação, atrás do Tricolor (44) e do Gigante da Colina (45). O Leão do Pici, por sua vez, ficou em 11º, com 51 pontos.

Cenas lamentáveis marcam o drama santista

Ao final do jogo, a Polícia Militar precisou entrar em ação devido a diversos focos de confrontos que se estenderam até as imediações do Estádio Urbano Caldeira. Revoltados com o rebaixamento, torcedores estouraram bombas e atearam fogo em veículos estacionados nas ruas da cidade.