16 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

São Paulo segura o Flamengo e fatura título inédito da Copa do Brasil

Tricolor sai atrás do marcador, empata com golaço de Rodrigo Nestor e administra vantagem conquistada no Maracanã

Foto: Fernando Roberto / Lance

Por Dyego Barros

Pode comemorar, torcedor são-paulino! Depois de exercer um papel coadjuvante no futebol brasileiro ao longo de toda a última década, o São Paulo de Telê Santana, Murici Ramalho, Raí, Rogério Ceni e outros tantos multicampeões, retoma o posto de clube protagonista no cenário nacional.

Diante de 63 mil torcedores, o Tricolor do Morumbi empatou com o Flamengo por 1 a 1, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, neste domingo (24), após ter vencido o Rubro-Negro na partida de ida da finalíssima da Copa do Brasil, disputada há uma semana. O placar agregado garantiu aos comandados de Dorival Júnior a conquista de um título nunca antes ostentado pelo time da capital paulista, além de R$ 70 milhões da premiação concedida pela CBF.

Precisando reverter o prejuízo obtido no Maracanã, o Fla lutou como pôde, neutralizou as ações ofensivas do adversário, foi à frente, e chegou a abrir o placar aos 44’ da etapa inicial, com Bruno Henrique. Entretanto, depois de saída atabalhoada de Rossi, numa cobrança de falta, Rodrigo Nestor arrematou de fora da área para deixar tudo igual, em um lance de rara felicidade, determinando a igualdade no marcador nos segundos que antecediam à descida aos vestiários.

No segundo tempo, os donos da casa passaram a atuar com o regulamento embaixo do braço. Controlando a posse de bola, o Mengão de um inquieto Sampaoli buscava espaços para finalizar à meta de Rafael, que passou segurança aos companheiros de equipe nos poucos momentos em que foi exigido. Na reta final do jogo, Luciano ainda poderia ter liquidado a fatura, ao concluir grande jogada de Lucas, mas desperdiçou.

Tenso, o público presente nas arquibancadas se animava aos poucos, ensaiando um incentivo tímido. Mas ao fim dos nove minutos acrescidos pelo árbitro Bráulio Machado de Carvalho, enfim veio a explosão do Morumbi.

O que vem por aí?

Agora, dono do torneio mais democrático do país, o São Paulo se credencia para a disputa da ‘Super Copa do Brasil’, que deve ser realizada em janeiro de 2024, frente o campeão brasileiro. O título inédito também assegura ao Tricolor uma vaga na Taça Libertadores da próxima temporada.