2 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

É CAMPEÃO! São Paulo supera o Palmeiras nos pênaltis e conquista a Supercopa pela 1ª vez

Rafael decide para o Tricolor nas penalidades, após equipes não saírem do zero no tempo regulamentar

Jogadores do São Paulo comemoram o título da Supercopa – Foto: Marcos Ribolli

Por Dyego Barros

A Supercopa do Brasil é Tricolor! Em um Choque-Rei marcado por disputas ríspidas e muito equilíbrio, o São Paulo venceu o Palmeiras por 4 a 2 nas penalidades, após um 0 a 0 de poucas chances no tempo regulamentar, e conquistou, pela primeira vez, o título do torneio que abre o calendário nacional, colocando frente a frente os atuais campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil.

Disputada no Mineirão, em Belo Horizonte, a finalíssima envolveu milhares de são-paulinos e palmeirenses que se dividiram entre os dois lados do Gigante da Pampulha, na tarde deste domingo (4).

Apesar da ausência de gols nos 90 minutos, as equipes protagonizaram um duelo bastante movimentado, com o Palmeiras demonstrando uma leve superioridade sobre o rival durante a maior parte do confronto. No segundo tempo, Flaco Lopez e Mayke desperdiçaram boas chances. Aguerrido, o São Paulo lutava por cada bola, dificultando a vida do setor de criação Alviverde, e desta forma saiu ileso dos momentos mais agudos da partida.

Ao apito final do árbitro Bráulio da Silva Machado, a decisão foi para os pênaltis, onde brilharia a estrela de Rafael: depois das seis primeiras cobranças serem convertidas pelos finalistas, o goleiro tricolor entrou em cena para defender as tentativas de Murillo e Piquerez e decretar o 4 a 2 em favor dos comandados do jovem Thiago Carpini. Aos 39 anos, o treinador fatura seu primeiro título, depois de fazer trabalhos de destaque nas equipes de Água Santa e Juventude e chegar ao CT da Barra Funda, no mês de janeiro, para repor a saída de Dorival Jr, contratado pela Seleção Brasileira.