24 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Semarh divulga novo alerta de baixa umidade do ar em Alagoas

Municípios do Sertão e do Sertão do São Francisco serão diretamente afetados

Superintendente Vinicius Pinho alerta sobre riscos da baixa umidade, que atinge parte de Alagoas. Foto: Ascom Semarh

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu nesta quarta-feira (22) novo alerta de baixa umidade para o Sertão e o Sertão do São Francisco, uma vez que as condições atuais apontam umidade relativa do ar abaixo dos 20%. O quadro deve persistir até, pelo menos, o próximo sábado (25), podendo ser renovado.

A situação é atribuída, segundo a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden), à presença de um sistema de alta pressão sobre Alagoas, combinada com a atuação de uma massa de ar seco e quente. Essa condição climática inibe a formação de nuvens no estado, favorecendo a incidência de radiação ultravioleta em índices elevados, com valores superiores a 12. Além disso, a proximidade com o verão também faz com que as temperaturas estejam mais elevadas.

O alerta destaca os riscos associados a essas condições meteorológicas, incluindo a alta possibilidade de incêndios em pastagens e florestas na região; uma maior evaporação, que pode diminuir as reservas hídricas; e uma necessidade de maior atenção para a saúde humana, sobretudo para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios. Por isso, ressalta-se a importância da hidratação e evitar a exposição ao sol desprotegido, e em horários de pico (entre 10h e 16h).

A Semarh recomenda à população que acompanhe diariamente a previsão do tempo e o monitoramento dos níveis dos principais rios por meio dos links fornecidos no site oficial da secretaria. Alertas estão disponíveis na primeira página do site da Semarh (www.semarh.al.gov.br)

A Semarh permanece em constante monitoramento sobre as condições hidrometeorológicas em todo Estado, e em caso de qualquer estado de atenção, emitirá novo alerta.