1 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Semarh emite Aviso Meteorológico para Alagoas para até sexta-feira (22)

Aumento da incidência de chuvas, ventos e raios são registradas desde terça

Semarh permanece em monitoramento das condições. Foto: Maria Villanova/Ascom Semarh

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu aviso meteorológico na tarde de ontem (19), diante da intensificação das chuvas nas regiões ambientais do Litoral, Agreste, Zona da Mata e Sertão de Alagoas.

Segundo os meteorologistas da Sala de Alerta, os modelos numéricos indicam a possibilidade de rajadas de vento e incidência de raios em pontos isolados nessas áreas, estendendo-se potencialmente até sexta-feira (22/12/2023).

A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre a região Nordeste do Brasil, com um cavado em baixos níveis da atmosfera, favorece o aumento da instabilidade e formação de nebulosidade convectiva sobre Alagoas. Nas próximas horas, espera-se um aumento significativo nos acumulados de chuva em todo o estado.

A população deve estar atenta aos riscos de pequenos alagamentos, especialmente em áreas com deficiência de drenagem urbana. Há também a possibilidade de incidência de raios e rajadas de vento em pontos isolados das regiões em destaque. Até o momento, não há risco de transbordamento dos rios do Estado.

“Seguimos em monitoramento, mantendo informados a população e os órgãos competentes, e em caso de intensificação, emitiremos alerta para que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil retire as pessoas das áreas impactadas”, ressaltou o Superintendente de Prevenção em Desastres Naturais, Vinícius Pinho.

Todos os avisos e alertas emitidos pela Semarh estão disponíveis em nosso site: semarh.al.gov.br .