7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Governo

Seminário no Rio: Especialista afirma que Alagoas virou o jogo contra a violência

“Seminário Alagoas: Caminhos para o Futuro” foi realizado na sede da FGV, em Botafogo, no Rio de Janeiro

O advogado Alberto Kopittke, diretor-executivo do Instituto Cidade Segura, foi um dos palestrantes do “Seminário Alagoas: Caminhos para o Futuro”, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro (RJ), na sexta-feira (15).

Especialista em Segurança Pública, ele afirmou que Alagoas vem conseguindo “virar o jogo contra a violência”, reduzindo significativamente os índices por meio de políticas públicas eficientes.

“Alagoas, durante muitos anos, foi o campeão de homicídios do país e hoje já ocupa o 15° lugar com uma redução muito significativa, ocorrida nos últimos quatro anos, de mais de 30% nos homicídios, o que coloca o Estado hoje ao lado das melhores experiências do país no campo da Segurança Pública”, Alberto Kopittke, diretor-executivo do Instituto Cidade Segura.

De acordo com ele, essa guinada acontece por meio do trabalho de gestão por resultados sob a liderança do governador Renan Filho. Alberto Kopittke destacou a efetividade de programas implementados como o Ronda no Bairro, o Força Tarefa e os Centros Integrados de Segurança Pública (CISPS), que atuam diretamente na redução dos índices de violência no Estado.

“Esses programas já são consequência do melhor planejamento e do uso dos efetivos policiais, que passam por uma fase de maior proximidade com as comunidades e de integração entre as polícias Civil e Militar, inclusive nas cidades do interior. Então, essa melhoria de gestão do Governo se reflete lá na ponta para o cidadão”. Kopittke

Para ele, o caminho é aprofundar esse modelo de gestão, sobretudo a melhoria do sistema prisional. “As indicações mostram que Alagoas segue num outro sentido, reduz violência e desarma essa bomba-relógio, que é o sistema prisional”, destacou o especialista.

Seminário

O “Seminário Alagoas: Caminhos para o Futuro” foi realizado na sede da FGV, em Botafogo, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do governador Renan Filho, de secretários estaduais e especialistas, que abordaram questões relacionadas à Saúde, Educação, Desenvolvimento Socioeconômico, Segurança Pública e Direitos Humanos.

Durante o evento foi traçado um panorama dos programas, projetos, ações e principais resultados verificados no Estado.

O seminário marcou o lançamento do Caderno Técnico Alagoas. O livro possui 12 capítulos, cujos artigos trazem uma análise dos principais temas e políticas públicas do Estado, incluindo diversos programas, projetos e ações, além de seus principais resultados.

Em 12 capítulos, os artigos compilados na publicação tiveram como objetivo destacar os resultados das ações ao longo dos últimos anos, apontando desafios e oportunidades para a continuidade do percurso de desenvolvimento para o Estado.

O evento contou com a presença do governador Renan Filho, que fez a abertura do evento, de secretários estaduais, o vice-governador, Luciano Barbosa; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Otávio Lessa; do preseidete do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas (Sindaçucar), Pedro Robério; o diretor da FGV Projetos, César Cunha Campos; e a diretora de Governos e Infraestrutura do BNDES, Karla Bertocco Trindade.