14 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Seminfra executa troca de tubulação em rua do Farol para melhorar a drenagem

Os serviços estão sendo realizados após a população acionar o órgão, informando sobre dificuldade de escoamento das águas da chuva

Seminfra executa troca de tubulação em rua do Farol para melhorar a drenagem
Obra de recuperação de tubulação de drenagem no Farol. Foto: Mariane Rodrigues
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) começou a executar obra de recuperação de galeria na Rua Joaquim Nabuco, localizada no bairro do Farol, em Maceió.

Segundo o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, os serviços estão sendo realizados após a população acionar o órgão, informando sobre alagamento ocorrido no local nas últimas chuvas.

“Quando a gente fez a inspeção, detectou que a tubulação principal estava avariada, tinha sido achatada, e estava impedindo o escoamento de água. Imediatamente, a gente partiu para a execução dos serviços de recuperação”, explicou Gabriel Rodas.

A ação consiste na retirada da tubulação danificada, que era feita de concreto e tinha 600 mm de diâmetro. No lugar dela, está sendo colocado um novo tubo com o mesmo diâmetro, mas de PEAD, que é mais resistente e tem maior durabilidade.

Ao todo, serão 32 metros de tubulação reconstruídos, que permitirão o escoamento adequado na via.

Obra de recuperação de tubulação de drenagem no Farol. Foto: Mariane Rodrigues
Obra de recuperação de tubulação de drenagem no Farol. Foto: Mariane Rodrigues

Manutenção constante

Quando as chuvas caem em uma cidade, a água é direcionada para as tubulações por meio das sarjetas e bocas de lobo, fluindo para as redes de drenagem e desaguando diretamente no mar ou em outro recurso hídrico. Esse processo minimiza os impactos causados durante o período chuvoso, reduzindo ou eliminando alagamentos.

A Seminfra possui um setor de drenagem dedicado exclusivamente ao escoamento da água da chuva. As ações consistem na limpeza das galerias, recuperação e substituição do sistema de drenagem, além de implantação de tubulações de águas pluviais em áreas que ainda não contam com esse tipo de infraestrutura. O órgão também recupera bocas de lobo, sarjetas, dentre outros equipamentos do sistema.

Gabriel Rodas salienta que a Seminfra não atua em sistema de esgoto, sendo essa a responsabilidade das concessionárias de água e esgoto de cada região.