Indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), para a vaga da ministra Rosa Weber, que se aposentou em setembro, o ministro da Justiça Flávio Dino já tem sabatina marcada na CCJ do Senado, para o dia 13.
A sabatina foi agendada pelo presidente da Comissão, senador Davi Alcolumbre, que também indicou relator o senador Weverton Rocha (PDT-MA).
Segundo as informações, a intenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era indicar nesta segunda=feira, 27, apenas o nome de Paulo Gonet para a Procuradoria Geral da República (PGR).
A indicação conjunta teria sido decidida após uma conversa entre Lula e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
No entanto, houve uma reação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que, praticamente exigiu a indicação simultânea. Isso por que, do contrário, a casa não teria tempo hábil para cumprir o rito necessário para a aprovação dos dois nomes, uma vez que o recesso parlamentar começa no dia 23 de dezembro.
Lula, então, anunciou os dois nomes ao mesmo tempo. O Senado agora corre para cumprir os ritos antes que o recesso chegue.