15 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Senai/AL participa do encerramento do 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió

Seis projetos inovadores em quatro áreas foram premiados pela prefeitura

Senai/AL participa do encerramento do 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió | Assessoria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas teve sua atuação reconhecida durante o encerramento do 1º Ciclo de Inovação Aberta, nessa segunda-feira, 8. Coordenado pela Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), o programa, que tem o apoio técnico do Senai, é uma política pública para fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas na capital alagoana.

O 1º Ciclo entregou seis soluções para quatro desafios enfrentados por Maceió nas áreas de saúde, trabalho, ordenamento urbano e fiscalização territorial. Foram inscritos 103 trabalhos, sendo seis premiados, que receberam até R$ 50 mil. Os contratos utilizaram como referência o Marco Legal das Startups.

O gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Senai/AL, Maicon Lacerda, participou da solenidade que teve as presenças do prefeito JHC, do senador Rodrigo Cunha, do titular da Sedciti, Sérgio Cavalcante, além das startups premiados e representantes das entidades envolvidas na iniciativa.

“A atuação do Senai ocorreu por meio da condução da metodologia do 1º Ciclo de Inovação Aberta, em conjunto com a equipe da Prefeitura de Maceió, e envolveu uma série de mentorias, oficinas, orientações técnicas e acesso ao laboratório de prototipação do Hub Senai de Inovação e Tecnologia para as startups”, reforçou Maicon Lacerda.

Senai/AL participa do encerramento do 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió | Assessoria

O prefeito JHC disse que o Ciclo de Inovação Aberta foi muito inovador. “Pela primeira vez no país nós utilizamos uma rubrica específica do governo federal para poder, através do Marco Legal das Startups, promover o desenvolvimento tecnológico através dessas empresas que desenvolvem soluções antes talvez não pensadas para as nossas cidades”, afirmou.

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia parabenizou os premiados. “O Ciclo de Inovação Aberta é pioneiro, não só na área de ciência e tecnologia, mas na área jurídica, já que foi criado com base no Marco Legal das Startups, de autoria do prefeito JHC. Este não é apenas o fim de uma etapa, mas também o início de novas oportunidades e desafios. Vamos continuar trabalhando juntos para promover a inovação e tornar Maceió um polo de excelência em ciência e tecnologia”, afirmou Sérgio Cavalcante.

O valor da premiação foi fruto de um convênio firmado com Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha, de R$ 200 mil.