14 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Senai apresenta a empresas soluções para estimular a competitividade industrial

Setor de água mineral foi o primeiro a conhecer a plataforma Produtiva e o novo Brasil + Produtivo

Senai apresenta a empresas soluções para estimular a competitividade industrial | Assessoria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) iniciou o diálogo com os setores econômicos para apresentar soluções destinadas a aumentar a competitividade e a produtividade da Indústria alagoana. Na quinta-feira (7), a entidade reuniu representantes de empresas associadas ao Sindicato da Indústria de Engarrafamento de Água Mineral do Estado de Alagoas (Sindagua) na Escola Sesi Senai Benedito Bentes, em Maceió.

Com a plataforma Produtiva e o novo Brasil + Produtivo, o Senai e os parceiros incentivam o desenvolvimento local e buscam otimizar os processos industriais, tornando o setor mais competitivo e qualificado. “Essa é uma contrapartida que visa, sem sobra de dúvidas, fortalecer a Indústria alagoana, elevando seus níveis de produção e maturidade digital”, afirma o analista comercial Luiz Gustavo.

Representante da Eleve, Tainá Lopes afirmou que o Senai e os parceiros abrem uma janela para a modernização das empresas. “É uma oportunidade para a gente poder trazer melhorias para a nossa empresa, tendo vários indicadores que, muitas vezes, ficam soltos. E a gente conseguir juntar todos eles em uma única plataforma vai ajudar a identificar os gargalos e a trazer as melhorias necessárias”, ressaltou.

Kleber Gastão, diretor da Mainá, destacou a oportunidade de poder melhorar o processo da empresa com parceria do Senai a custo zero. “É importantíssimo, mesmo. Se toda empresa tiver a cabeça aberta e contar com esse apoio do Senai, somente coisas boas virão. Isso aí é fato!”, afirmou.

Senai apresenta a empresas soluções para estimular a competitividade industrial | Assessoria

Plataforma Produtiva

A Plataforma Produtiva é um sistema que permite ao empresário reunir e monitorar indicadores relacionados ao processo produtivo, gerando inteligência para guiar a tomada de decisões de forma assertiva. A coordenação é do Senai/AL, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

Brasil + Produtivo

O Brasil + Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Na indústria, está associado ao movimento da neoindustrialização, proposto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo MDIC. O objetivo é trabalhar para assegurar a retomada do processo de modernização e evolução da indústria, enfatizando inovação, compromisso ambiental e integração com cadeias produtivas internacionais.