6 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Sérgio Moro defende fim de foro privilegiado inclusive para juízes

Juiz federal de Curitiba deu entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura

O juiz Sérgio Moro defendeu o fim do foro privilegiado em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira, 26.

“Nós temos que eliminar, ou reduzir bastante”, disse no programa. “Vamos pensar eventualmente em manter para presidente da República, presidente do Congresso, presidente do Supremo Tribunal Federal. Mas, por exemplo, para magistratura… Eu tenho foro privilegiado. Acho absolutamente dispensável”, declarou.

O juiz da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba também se posicionou favoravelmente ao cumprimento de pena após a condenação em 2ª Instância.

Sérgio Moro contra o foro privilegiado

Moro diz que, aliada ao sistema processual brasileiro, “extremamente generoso em relação a recursos”, a espera pelo julgamento da última instância cria 1 “desastre para a efetividade do processo penal”, criando processos que se arrastam por anos.

O magistrado ainda afirmou que o Brasil tem um Supremo Tribunal “de qualidade” e que tem a expectativa de que a atual noção do STF não seja revista. No contexto, citou elogiosamente os ministros Celso de Mello e Rosa Weber. Os dois, no entanto, tendem a votar pelo adiamento da pena até o último recurso no caso do ex-presidente Lula –noção oposta à de Moro.