24 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Série B: CRB fecha competição com derrota em Campinas; veja quem sobe para a elite e os rebaixados à Terceira Divisão

Em rodada que definiu as últimas vagas de acesso e rebaixamento, Galo perde para a Ponte Preta com direito a ‘lei do ex’

Atacante Pablo Dyego fez valer a ‘lei do ex’, diante do Galo, no Moisés Lucarelli – Foto: Marcos Ribolli / Ponte Press

Por Dyego Barros

A Série B de 2023 está encerrada. Neste sábado (25), dez partidas realizadas de forma simultânea movimentaram a 38ª e última rodada da competição, definindo as últimas duas vagas de acesso e rebaixamento abertas, o que garantiu emoção para torcedores de clubes envolvidos nos dois extremos da tabela.

Quem sobe?

Na parte de cima, melhor para Juventude e Atlético-GO. Diante do Ceará, no Estádio Presidente Vargas, o Ju fez o que era preciso para permanecer no G4. Depois de sair atrás do Vovô, a equipe de Caxias do Sul buscou a virada (3 a 1) para confirmar o seu retorno à elite do futebol nacional, depois de amargar um descenso em 2022. Rebaixado no mesmo ano, o Dragrão também se garantiu na Série A de 2024, ao se aproveitar do tropeço do rival local, Vila Nova, batendo o Guarani por 3 a 0, em Goiânia.

Vila Nova decepciona

Frente o lanterna e já rebaixado ABC, no Frasqueirão, o Tigrão dependia apenas de uma vitória simples para defender sua posição na zona de acesso ao Brasileirão e voltar a figurar entre os gigantes do país após 38 anos, mas o Alvinegro potiguar frustrou o sonho dos vilanovenses em seus domínios, ao vencer o jogo por 3 a 2.

Os rebaixados

Já na outra ponta da tabela, a tristeza fica para Sampaio Corrêa e Tombense, rebaixados junto ao próprio ABC e ao paranaense Londrina. Na Ilha do Retiro, a Bolívia Querida foi atropelada pelo Sport: 4 a 1. O resultado, combinado ao triunfo da Chapecoense de 3 a 1 sobre o Vitória, na Arena Condá, levou os maranhenses à Terceira Divisão. Em minas, a Tombense perdeu para o Mirassol, por 1 a 0, e se deu igualmente mal na luta pela sobrevivência.

Galo se despede da temporada com derrota

Cumprindo tabela, o CRB visitou a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, em Campinas. Ameaçada de rebaixamento, a Macaca dependia apenas de si para permanecer na Segundona, e contou com uma bela contribuição do zagueiro Fábio Alemão para cumprir sua missão sem sustos. Aos 13’ minutos da partida, o zagueiro do Galo foi expulso com vermelho direto, depois de cometer falta dura no ex-regatiano Pablo Dyego e o árbitro Leandro Vuaden decidir mudar a cor de um cartão amarelo ao ser acionado pelo VAR.

Em vantagem numérica, a Ponte construiu o triunfo salvador com tranquilidade. Protagonista dos lances capitais do duelo, Pablo Dyego voltaria a aparecer para encaminhar o resultado favorável aos donos da casa com um gol em cada tempo. A seis minutos do fim, o colombiano Paul Villero ainda fez o terceiro do time campineiro, dando números finais ao marcador: 3 a 0.

Balanço regatiano

Derrotado, o Alvirrubro alagoano fecha o campeonato na nona posição, com 57 pontos somados e uma campanha de 16 vitórias, 9 empates e 13 derrotas.

 

CONFIRA OS RESULTADOS DA 38ª RODADA:

Ponte Preta 3 x 0 CRB
Atlético-GO 3 x 0 Guarani
Avaí 0 x 0 Ituano
Botafogo-SP 0 x 1 Londrina
Novorizontino 2 x 0 Crixiúma
Sport 4 x 1 Sampaio Corrêa
Ceará 1 x 3 Juventude
Chapecoense 3 x 1 Vitória
Tombense 0 x 1 Mirassol
ABC 3 x 2 Vila Nova

 

TABELA DE CLASSIFICAÇÃO:

Reprodução: X / Band