19 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Política

Servidores federais anunciam protestos por salários em Brasília nesta terça-feira

Atos foram programados por federações de servidores; Governo só autorizou reajuste de salários para PF e PRF

Servidores federais programam protestos para esta terça em Brasília

Servidores públicos federais programaram atos de protesto para esta terça-feira, 18, em Brasília, na defesa de 28, 15% de aumento salarial. Os reajustes só foram autorizados pelo presidente Jair Bolsonaro para a Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

As duas categorias militares representam base de apoio ao Presidente da República e pelo que está reservado no Orçamento da União, deste ano, terão à disposição R$ 1,7 bilhão para os reajustes salariais

As manifestações marcadas para hoje vão servir de teste para avaliar a força do funcionalismo no embate com o governo por recomposição salarial.

Os atos de hoje foram inicialmente convocados pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), que reúne grupos de auditores fiscais da Receita, servidores do Banco Central, diplomatas e outros.

Na última sexta-feira, a mobilização recebeu o reforço do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que representa leque mais amplo de carreiras, inclusive aquelas com menores salários, e promete participar das manifestações.