3 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Sesi Alagoas faz história no torneio regional de robótica na Bahia

Equipes conquistaram o maior número de prêmios nas principais categorias

Sesi Alagoas faz história no torneio regional de robótica na Bahia – Assessoria

As equipes do Sesi Alagoas fizeram história na etapa regional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLL), realizada nos últimos dias 15 e 16 de novembro, na Escola Sesi Djalma Pessoa, no bairro de Piatã, em Salvador-BA. Os alagoanos trouxeram o maior número de prêmios nas categorias principais de um regional desde 2014, quando participou da primeira competição.

Na capital baiana, a equipe Sesi Senai Roboben (Benedito Bentes) conquistou o 1° lugar na categoria “Champions Award”, que teve outro time alagoano na segunda colocação: a Sesi Robocamb (Cambona). O pódio se repetiu no “Desempenho do Robô”. Já no “Desafio do Robô” deu Roboben em primeiro lugar.

A Sesi Senai Roboben é formada por alunos “estreantes” do 6º ano, o que exigiu muita superação, garra, persistência e colaboração em equipe. “Sinto um profundo orgulho por esses jovens. É importante destacar que o significado desta jornada vai além dos prêmios, centrando-se no valioso aprendizado conquistado. Este é apenas o ponto de partida de uma promissora trajetória com essa nova formação de alunos. Estou animado com o potencial e a evolução que veremos”, disse o treinador, Rian Gabriel.

Sesi Alagoas faz história no torneio regional de robótica na Bahia – Assessoria

Segundo a integrante da Roboben Maria Eduarda Gomes dos Santos, 12, não faltaram descobertas, união, trabalho em equipe e persistência. “Foi algo que nós tivemos nessa nossa primeira temporada como iniciantes do 6º ano. A experiência de estar em uma equipe de FLL reapresentando o meu estado junto aos meus amigos é incrível. A participação nesse regional vale muito mais do que qualquer prêmio”, destacou.

Participaram do regional em Salvador 35 equipes da Bahia, Sergipe e Alagoas, totalizando 245 competidores, de escolas públicas, particulares e equipes de garagem. No final, as duas equipes do Sesi Alagoas, duas da Bahia e uma de Sergipe garantiram vagas no torneio nacional, que acontece de 29 de fevereiro a 2 de março de 2024, em Brasília-DF.

O coordenador de Robótica do Sesi Alagoas, professor Eduardo Monteiro, disse que o resultado conquistado no regional da Bahia foi extraordinário. Para chegarem ao Nacional preparados, os estudantes vão treinar durante as férias. “Agora, eles vão melhorar ainda mais porque a gente sabe que o nível lá é outro e os treinos vão retornar com essas equipes lá no início de janeiro”, explicou. Mas, ainda faltam duas etapas regionais, uma no Maranhão e outra em Pernambuco. A meta do Sesi é classificar quatro equipes para o FLL.

Batizada de Masterpiece, a temporada 2023/2024 do Fist Lego League Challenge (FLL) mobilizou os estudantes a explorar como o teatro, o cinema, a música e o design unem as pessoas e permitem criar o futuro. As equipes foram desafiadas a colocar em prática sua criatividade integrada à ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) para inspirar grandes ideias.