16 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Sesi Senai Inspira estimula crianças a pensarem em um futuro sustentável

Programa realizou oficinas de desenho onde os pequenos puderam se expressar

Sesi Senai Inspira estimula crianças a pensarem em um futuro sustentável | Divulgação

Durante o Mês das Crianças, a Área de Desenvolvimento Socioambiental (DSA) do Sistema Fiea promoveu uma atividade diferente com os alunos atendidos pelo Programa Sesi Senai Inspira. Em outubro, foram realizadas cinco turmas de oficinas de desenho e pintura com crianças das comunidades circunvizinhas das unidades do Sesi Senai em Maceió.

Neste momento em que o Sistema Fiea começa a implantar em suas unidades as práticas de ESG (ambiental, social e governança), esse público foi escolhido para estimular o aumento do interesse aos temas relacionados ao meio ambiente, ao social e ao desenvolvimento sustentável. A temática abordada está relacionada ao meio ambiente, ao social e ao desenvolvimento sustentável.

As oficinas aconteceram nas três unidades em que são desenvolvidas as aulas do Programa – escolas Sesi Cambona e Sesi Senai Benedito Bentes, além da Indústria do Conhecimento do Sesi localizada na Associação das Empresas do Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante, a Adedi, no Tabuleiro do Martins.

Sesi Senai Inspira estimula crianças a pensarem em um futuro sustentável | Divulgação

Durante as dinâmicas, as crianças foram estimuladas a criar desenhos em que apresentassem ideias voltadas para a construção de um mundo melhor, a partir de um viés benéfico para todos, incluindo o meio ambiente. A analista de Meio Ambiente do DSA, que também é voluntária do Programa, Joseane Leão, explica que a ideia de desenvolver a oficina com as crianças da comunidade foi aumentar a percepção da sustentabilidade entre elas.

Para inspirar as equipes, antes da construção dos desenhos, foram trabalhados os temas energias renováveis, vida terrestre, vida aquática e igualdade. “Apresentamos conteúdo sobre a realidade insustentável do nosso planeta e realizamos uma atividade de expressão socioemocional: através da imaginação, sensibilizados com as causas ambientais, com a expressão do desenho e da pintura, como eles podem contribuir para a construção de um mundo melhor?”, acrescenta.

“Trabalhamos alguns pontos com eles, estimulando-os com vídeos, desenhos e reflexão. Depois, explicamos a atividade para as crianças: – Quem aqui quer ajudar a construir um mundo melhor? Agora, cada um vai desenhar como acredita que deve ser um planeta sustentável. Muitas crianças fizeram desenhos bem criativos com mata verde, coletores de lixo, energia eólica, oceanos limpos, animais marinhos saudáveis, entre outros, tudo em harmonia. Fiquei bem feliz com a criatividade das nossas crianças!”, disse Joseane.