16 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Sessão debate os 50 anos de atuação da Organização das Cooperativas Brasileiras

Sistema OCB é o órgão de representação nacional das cooperativas brasileiras e atua em todo o Brasil

A Assembleia Legislativa de Alagoas realiza nesta segunda-feira, 8, uma sessão especial para debater “Os 50 anos de atuação da OCB/AL (Organização das Cooperativas Brasileiras) em Alagoas. De iniciativa do deputado Inácio Loiola (MDB), a sessão foi aprovada por unanimidade e está prevista para as 14 horas, no plenário da Casa.

O Sistema OCB é o órgão de representação nacional das cooperativas brasileiras e atua em todo o Brasil, por meio das Unidades Estaduais, presentes em todos os Estados e no Distrito Federal, conforme consta no requerimento de Loiola.

A instituição foi criada em 1969, durante o IV Congresso Brasileiro de Cooperativismo, em substituição a Associação Brasileira de Cooperativas (ABCOOP) e a União Nacional de Cooperativas (Unasco). A unificação foi uma decisão das próprias cooperativas. A instituição é responsável por promover, fomentar e defender o cooperativismo em todas as instâncias políticas e institucionais.

“A OCB/AL é presidida por Márcia Túlia Pessoa, que em conjunto com um corpo técnico de excelência realiza um trabalho de extrema importância para economia do nosso Estado e, consequentemente, da capital alagoana, impactando diretamente a vida de milhares de pessoas”, destaca o parlamentar.