5 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Sessão solene prestará homenagens à estilista Vera Arruda e a empreendedoras alagoanas

A Assembleia Legislativa realiza na manhã desta quinta-feira, 14, uma sessão solene para entrega de comendas propostas pela deputada Gabi Gonçalves (PP). A primeira delas é a Comenda do Mérito Legislativo Tavares Bastos, que será entregue, post mortem, à estilista alagoana Vera Arruda.

Vera Arruda nasceu em 9 de julho de 1966. Seu trabalho conquistou a moda brasileira e até hoje é lembrado por ter impactado o cenário fashion. Em meados dos anos 1990, Vera levou muita cor e exuberância para o guarda-roupas feminino, quando geralmente as grandes marcas seguiam o que era tendência no mercado internacional, reproduzindo o minimalismo, padrões geométricos e a androginia nas peças. Suas criações apresentavam belíssimos trabalhos de patchwork – mesclando a delicadeza da seda com a simplicidade e cores da chita –, bordados, pedrarias, flores e crochê, explorando a rica estética do Brasil. Vera Arruda faleceu precocemente, aos 38 anos, em razão de um câncer.

Na mesma sessão solene serão entregues as cinco primeiras “Comendas Vera Arruda”, condecoração criada pela deputada Gabi Gonçalves com o objetivo de homenagear mulheres alagoanas que se destacam no setor do empreendedorismo. Neste ano as homenageadas serão as empresárias Vanessa de Holanda, Simone Bert, Neide França, Natália Costa e Paula Vanessa.

As sessões serão realizada no plenário da Casa Tavares Bastos, a sede a Assembleia Legislativa de Alagoas, às 9h, no Centro de Maceió, em frente à Praça Dom Pedro II.