24 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Setor de Petroquímica deve gerar 300 mil empregos nos próximos anos

Senai oferta curso técnico para quem deseja aproveitar oportunidades

Setor de Petroquímica deve gerar 300 mil empregos nos próximos anos | Divulgação

Reportagem publicada em O Globo (11/04/2024) revela que o setor de petroquímica deve gerar 300 mil postos de trabalho no Brasil, entre diretos e indiretos, nos próximos seis anos. A projeção é da Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (Abespetro), entidade que representa a cadeia de fornecedores das petroleiras.

As contratações já estão a pleno vapor, segundo a entidade. No ano passado, foram criadas 55 mil vagas e as contratações no setor de petróleo e gás cresceram 30% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os três primeiros meses de 2023. Telmo Ghiorzi, presidente da Abespetro, revela que a perspectiva de geração de empregos segue a expansão da produção de petróleo e gás no país, na esteira do desenvolvimento do pré-sal.

Em Alagoas, também há oportunidades, com cerca de 200 indústrias compondo a Indústria da Química e do Plástico, segundo dados do Caged. Os alagoanos interessados em entrar neste mercado contam com o curso técnico ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que está com matrículas abertas.

De acordo com o portal da instituição de ensino profissionalizante, o curso se destina a “pessoas que pretendem seguir carreira em indústrias do segmento petroquímico e de refino de petróleo, a profissionais que já atuam em áreas afins como química, mecânica, eletroeletrônica e automação e querem iniciar uma nova trilha no segmento petroquímico”. Para outras informações, basta acessar al.senai.br.