3 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Sisu oferece 7558 vagas em Alagoas

Oferta abrange Ufal, Uneal, Uncisal e Ifal; sistema é porta de entrada para candidatos aprovados no Enem ingressarem no ensino superior

Aprovados no Enem poderão acessar o sistema de 22 a 25 de janeiro de 2024. Foto: Thiago Athaíde/Ascom Seduc

Alagoas terá 7558 vagas ofertadas para a edição 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma eletrônica do Ministério da Educação (MEC) onde são disponibilizadas vagas para os candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio. As vagas oferecidas no estado são para cursos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Na Ufal, serão 5423 vagas, sendo 2565 pela ampla concorrência e 2858 pela reserva de vagas para 109 cursos presenciais de graduação nos campi localizados em Maceió e no interior de Alagoas. Já a Uneal terá 1115 vagas distribuídas em 33 cursos de graduação nos campi de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió.

No Ifal, 620 vagas estarão disponíveis em 13 cursos de graduação nos campi Maceió (550), Satuba (30) e Penedo (40). As vagas são para os cursos de Alimentos, Ciências Biológicas, Design de Interiores, Engenharia Civil, Física, Gestão de Turismo, Hotelaria, Letras – Português, Matemática, Química e Sistemas de Informação (Maceió); Laticínios (Satuba) e Química Industrial (Penedo).

Por fim, a Uncisal oferecerá 400 vagas para os Cursos de Bacharelado em Enfermagem (40), Fisioterapia (40), Fonoaudiologia (30), Medicina (50) e Terapia Ocupacional (40) e os Cursos Superiores de Alimentos (30), Gestão Hospitalar – EaD (50), Radiologia (60), Segurança no Trabalho (30) e Sistemas para Internet (30).

Mais informações sobre a oferta de cursos podem ser encontradas nas páginas das respectivas instituições.

Novidades

A edição 2024 do Sisu trouxe a atualização da Lei de Cotas, nº 12.711/2012, que incluiu a demanda de quilombolas como beneficiários da reserva de vagas e reduziu o valor da renda familiar que precisa ser comprovada para os candidatos que concorrem às demandas de baixa renda, que antes era no valor de 1,5 salário mínimo por pessoa da família e agora vai até 1 salário mínimo por pessoa da família.

Após a divulgação dos resultados do Enem no próximo dia 16, os candidatos devem estar atentos aos prazos de inscrição do Sisu, que ocorrerá no período de 22 a 25 de janeiro de 2024, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os resultados serão divulgados no dia 30 de janeiro. Este ano, o Sisu ofertará apenas uma edição.