7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

SSP/AL registra Carnaval tranquilo e redução de assaltos a ônibus

Estatística da Segurança Pública contabilizou redução de 80,5% em relação ao ano passado

O mês de fevereiro contabilizou uma marca histórica na Segurança Pública de Alagoas. Segundo o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da SSP, registrou apenas oito assaltos a coletivos no período. Os números foram apresentados durante reunião de trabalho realizada, nesta sexta-feira (8).

De acordo com o Neac, a redução em comparação ao mesmo mês do ano de 2018 foi de 80,5%. No ano passado foram registrados 48 assaltos a coletivos. Fevereiro deste ano também entra para a estatística como o menor número de assalto a coletivo já registrado em Alagoas.

Diante do grande resultado, o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, afirmou que a parceria com as empresas de ônibus e os rodoviários foi fator preponderante para que as ações integradas surtissem efeito.

Ele também lembrou que o resultado aumenta a responsabilidade das polícias para evitar que os números tenham retrocesso. Durante a reunião ele também repassou às Polícias Civil e Militar que intensifiquem as ações de abordagem e saturação nos principais corredores de ônibus da capital.

“Nos tornamos exemplo para o país e somos provocados por outros estados, que buscam saber como conseguimos um número tão forte de redução. Oito assaltos em um mês, tendo uma frota de 600 ônibus que transportam mais de 200 mil pessoas é digno de elogio. Nós parabenizamos os rodoviários e as empresas que vem contribuindo com a melhoria do monitoramento, o que auxilia nossas polícias no combate à esse crime”. Secretário da Segurança Pública, Lima Júnior.

Carnaval

O carnaval em Alagoas terminou com um saldo positivo para a Segurança Pública. Dados estatísticos apontam para redução no número de mortes no estado em comparação com os anos anteriores. O balanço foi apresentado à imprensa pelo governador Renan Filho e o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, na manhã desta sexta-feira (8), na sede da SSP, Centro de Maceió.

O levantamento feito pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) constatou que das 18 horas da sexta-feira (1) às 12 horas da quarta-feira de cinzas (6) foram contabilizados 20 homicídios em todo o estado. No carnaval do ano passado, as ocorrências com vítimas fatais chegaram a 28, o que aponta para uma redução de 28,6%.

Já na capital, a redução foi ainda maior. Se em 2018 foram onze mortes registradas, este ano o período teve apenas cinco, uma queda de 54,5%. Também houve redução no número de roubo a coletivos durante o período carnavalesco. Foram registrados quatro ataques, enquanto que em 2018 foram cinco.