1 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

SSP coloca mais de 7 mil policiais para a segurança do carnaval alagoano

Ações foram definidas em parceria com TAC do Ministério Público

Operação Carnaval em Alagoas vai garantir a tranquilidade dos foliões

O sistema de segurança pública do Estado coloca uma força-tarefa formada por mais 7 mil policiais e agentes para atuar durante o carnaval alagoano.

As operações começam a partir deste sábado, 10, e os batalhões envolvidos atuarão até a próxima terça-feira, 13, no encerramento do carnaval alagoano.

De acordo com as informações do governo alagoano, a Operação Carnaval será intensificada nas áreas litorâneas, com o policiamento ostensivo, para a garantia dos nativos e dos milhares de turistas que invadem o litoral do Estado durante o período carnavalesco.

Em Maceió, a Secretaria de Segurança Pública determinou que 820 policiais estarão atuando durante o período, mas também fazendo rondas em Rio Largo, Pilar, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Paripueira, municípios no entorno da capital.

TAC e planejamento

O planejamento, segundo a SSP, ficou estabelecido em Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado (MPE), as prefeituras e os organizadores das festas.

O TAC também recomendou o funcionamento das delegacias de polícia, o que levou a SSP a disponibilizar mais de 2 mil agentes policiais, que atuarão nos plantões de 13 delegacias na capital e nas regiões  de Novo Lino, Viçosa, Penedo, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia. Além das cidades de Barra de São Miguel, Murici, Maragogi e Pão de Açúcar, municípios considerados polos carnavalescos.

A SSP orienta que qualquer necessidade de denúncia da população, além de buscar os atendimentos presenciais, também pode solicitar ajuda pelo Disque-Denúncia 181, que são ligações anônimas e gratuitas.