1 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

SSP deflagra operação Módulo 5 e cumpre 30 mandados em Alagoas

Onze pessoas já foram presas

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) coordena, nesta segunda-feira (18) uma operação integrada entre as Polícias Civil e Militar com objetivo de desarticular uma organização criminosa que atua principalmente no tráfico de drogas. Ao todo, estão sendo cumpridos 30 mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades de Maceió, Paripueira e Boca da Mata. Onze pessoas já foram presas.

A operação ganhou o nome de Módulo 5 e é fruto de uma investigação realizada de forma conjunta entre a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) e a Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), da Polícia Civil.

Ao todo, serão cumpridos 14 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão contra alvos um pertencentes a uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas, associação para o tráfico e o porte ilegal de arma de fogo nos municípios de Maceió, Paripueira e Boca da Mata.

Todos os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital com base em provas técnicas.

A operação ganhou o nome “Módulo 5” em virtude do envolvimento de cinco reeducandos na liderança do grupo criminoso. Os indivíduos estabeleciam parcerias dentro do convívio prisional para a prática de crimes nas dependências do sistema, bem como, fora dele.

Efetivo empregado

Para dar cumprimento aos mandados judiciais expedidos, a Polícia Militar empregou policiais dos 4º, 5º e 12º Batalhões, da 2ª Companhia Independente e do Batalhão Rodoviário (BPRv).

Já a Polícia Civil empregou policiais da Dracco, através da Seção de Capturas e do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (TIGRE), da Operação Policial Litorânea Integrada (OPLIT) e da Delegacia de Narcóticos (DNARC). O Comando de Aviação Aérea do estado (COMAVE) também participou da operação.