5 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

STF forma maioria e rejeita ação de Bolsonaro contra o ministro Moraes

Em notícia-crime, Bolsonaro acusou Moraes de abuso de autoridade

Supremo formou maioria contra acusação de Bolsonaro a Alexandre de Moraes

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta sexta-feira, 2,  para rejeitar a notícia-crime contra o ministro Alexandre de Moraes, protocolada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que acusou o ministro de abuso de autoridade.

Em maio, Dias Toffoli, relator da ação, votou pelo arquivamento do caso e afirmou que os argumentos do chefe do Executivo “não constituem crime e que não há justa causa para o prosseguimento do feito”.

Até o momento, votaram: Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes. Alexandre de Moraes se declarou impedido. Ainda faltam votar André Mendonça, Nunes Marques e Rosa Weber — presidente da Corte.

Em 17 de maio deste ano, Bolsonaro acusou o ministro Moraes de cometer “sucessivos ataques à democracia, desrespeito à constituição e desprezo aos direitos e garantias fundamentais”.

Ele ainda alegou que o ministro comete abuso de autoridade por conta da relatoria do inquérito que investiga a existência e atuação das milícias digitais.

Agora a maioria do STF ratifica que Alexandre de Moraes não cometeu crime algum.