20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

TJAL distribui 8 mil absorventes higiênicos em duas instituições de Maceió

Grupo Espírita Amor e Esperança (Geame) e Amigos da Sopa receberam 4 mil unidades para dividir entre suas assistidas

Mulheres do Geame receberam absorventes da secretária especial Luciana Omena. Foto: Adeildo Lobo Mulheres do Geame receberam absorventes da secretária especial Luciana Omena. Foto: Adeildo Lobo

As mulheres do Grupo Espírita Amor e Esperança (Geame), na Vila Emater II, em Jacarecica, foram as primeiras beneficiadas com 4 mil absorventes higiênicos doados pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).

Os itens foram entregues por Luciana Omena, secretária especial da Presidência do TJAL e coordenadora da campanha “Um Fluxo de Amor”, que arrecadou 30.216 itens, entre 19 de fevereiro e 08 de março deste ano.

“Gostaria de agradecer mais uma vez a todos que doaram, vocês não imaginam o bem que fizeram ao trazerem esses produtos que estamos entregando para aquelas mulheres que realmente não têm condições de comprar absorventes”, falou secretária especial Luciana Omena.

Dentre as beneficiadas do Geame, estão dezenas de mães solteiras e um grupo de 26 adolescentes. Todas vivem em situação de vulnerabilidade na Vila Emater II, uma das comunidades mais carentes da capital alagoana.

Assistente social dos Amigos da Sopa, Michele Vera Cruz, e a secretária especial Luciana Omena. Foto: Adeildo Lobo

O grupo Amigos da Sopa, entidade a que estão vinculadas mais de 160 mulheres, dentre as quais muitas adolescentes, também recebeu 4.006 absorventes.

Andreia dos Santos frequenta a instituição durante toda a semana. Ela contou que participa, de terça e quinta, do curso de Padeiro, e nas quartas e sextas aprende a ler e escrever.

“Esse absorvente chegou na hora certa porque eu fiz um ‘negócio’ do programa de absorventes e toda vez que chego na farmácia nunca tem. Da última vez que eu cheguei lá, a mulher estava distribuindo os últimos e o dinheiro do absorvente foi usado na passagem”, contou.

Michele Vera Cruz, assistente social dos Amigos da Sopa, agradeceu a colaboração do TJAL e contou um pouco do trabalho realizado pela instituição.

“A gente trabalha o social e emocional delas, alfabetizamos pessoas idosas, levamos um pouco de carinho, de humanidade desse mundo tão sofrido e carente, pessoas que não tem condições de comprar o absorvente. Hoje com a campanha do Poder Judiciário estamos podendo ajudar as mulheres a terem um pouco mais de dignidade”, falou.

Mais entregas

O cronograma de entregas dos absorventes prossegue nesta quinta-feira, em Maceió, em mais duas entidades em bairros onde mulheres vivem em situação de vulnerabilidade.

A segunda edição da campanha Um Fluxo de Amor arrecadou 30.216 absorventes higiênicos, volume quase quatro vezes superior às 8.200 unidades doadas na em 2023.