Por Dyego Barros
Tradicional na Inglaterra, o Boxing Day está de volta para o deleite dos fãs do futebol que encontram refúgio nas grandes ligas europeias após o encerramento do calendário nacional.
Celebrada anualmente entre o período do Natal e Ano Novo, a data comemorada nas comunidades britânicas traz uma maratona de jogos das quatro principais divisões inglesas. Sucesso de público e audiência, o período foi introduzido na cultura futebolística do país há mais de 160 anos, quando Sheffield FC e Hallam FC se enfrentaram no dia conhecido na Inglaterra pela promoção do estoque de produtos não vendidos durante os festejos natalinos. Na ocasião, o Sheffield FC, primeiro time do mundo, levou a melhor sobre o rival da mesma cidade, vencendo por 2 a 0.
De lá para cá, o Boxing Day se estabeleceu, atraiu milhões de torcedores aos estádios e contribuiu de modo significativo para a internacionalização da Premier League, atualmente considerada a liga nacional de futebol mais forte e valiosa do planeta, com um valor de mercado avaliado em € 10,3 bilhões.
Nesta terça-feira (26), dez equipes entram em campo para duelos válidos pela última rodada do primeiro turno da competição. Dentre elas, o Liverpool, que às 14h30 encara o Burnley, fora de casa, para tentar chegar ao topo da tabela de classificação. Em crise, o Manchester United, do pressionado técnico holandês Erik Ten Hag, também integra o cardápio do dia. No Old Trafford, os diabos vermelhos recebem a sensação da temporada, Aston Villa, com bola rolando a partir das 17h.
Confira todas as partidas de hoje (26/12):
. Newcastle x Nottingham Forest
. Bournemouth x Fulham
. Sheffield Utd x Luton
. Burnley x Liverpool
. Manchester Utd x Aston Villa