6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Tremembé: Lula será transferido para presídio do casal Nardoni e de Suzane von Richthofen

​Lula está preso desde 7 de abril de 2018 em uma cela especial na sede da PF na capital paranaense

Lula, no momento em que foi conduzido para a prisão, em 2018. Foto: Felipe Rau

O juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, da Justiça estadual de São Paulo, determinou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja levado para a penitenciária 2 de Tremembé, no interior paulista, após a Justiça Federal do Paraná ter autorizado a transferência.

Desde abril do ano passado, Lula cumpre provisoriamente, na Superintendência da Polícia Federal no Paraná, pena de oito anos, 10 meses e 20 dias por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP). A condenação foi confirmada em abril pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Uma cela do presídio já foi esvaziada para que o ex-presidente seja transferido ao local. A ideia é que Lula fique isolado em uma cela, mas tenha convivência com os demais presos nos períodos de refeições e de banho de sol, por exemplo.

Conhecido como “presídio dos famosos”, a penitenciária de Tremembé abriga alguns dos condenados mais célebres do país. Entre eles estão Suzane von Richthofen, condenada pelo assassinato dos pais; Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, condenados pela morte de Isabella Nardoni; e Gil Rugai, ex-seminarista condenado pelo assassinato do pai e da madrasta.

Presídio de Tremembé é de forma infâme conhecida como “presídio dos famosos”

Tanto o PT como a defesa do ex-presidente criticaram a autorização, ao apontarem ausência de direitos e de segurança pessoal ao ex-presidente.

“A decisão da juíza Carolina Lebbos caracteriza mais uma ilegalidade e um gesto de perseguição a Lula, ao negar-lhe arbitrariamente as prerrogativas de ex-presidente da República e ex-Comandante Supremo das Forças Armadas.” Defesa de Lula.

​Lula está preso desde 7 de abril de 2018 em uma cela especial na sede da PF na capital paranaense. Há pouco mais de um ano, vive isolado num espaço de 15 metros quadrados no quarto andar da Superintendência da PF.