7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Um por todos: em Paulo Jacinto, ex-adversários se unem em bloco de oposição

Pacto de união reúne, logo de saída, quatro potenciais candidatos à sucessão na Prefeitura. Mas eles prometem unificar projetos e candidatura

Zilda, Chicão, Fabrício e Nerinho – pacto de união (Foto: cortesia)

Uma composição que já se mostrava imprescindível a qualquer pretensão da oposição em disputar o poder na eleição de 2016, em Paulo Jacinto, começa agora a se articilarar para a eleição de 2020: a formação de um bloco político que reúne, logo de saída, quatro potenciais candidatos à sucessão na prefeitura do município: O ex-prefeito Nerinho, a ex-vice-prefeita Zilda Tenório, o vereador Chicão e o ex-vereador Fabrício Faustino.

Em comum, todos eles têm, como ponto de partida, o interesse na Prefeitura da cidade e perfil de oposição ao atual prefeito Marcos Lisboa. Mas todos eles demonstram, nesse ato de união, a disposição de abrir mão dos projetos pessoais em nome de um projeto coletivo, mais identificado com a busca de soluções para as necessidades da cidade – que são muitas – a partir de uma candidatura única do bloco, bem ao estilo “um por todos, todos por um”. É o que declaram.

Na eleição passada, os quatro se enfrentaram na disputa pela cadeira de prefeito. E embora tenham tido boa votação, essa divisão acabou beneficiando a candidatura de Marcos Lisboa, que venceu o pleito.

Mas, se não ganharam a eleição, os candidatos da oposição parecem ter adotado como lição a tese de que é a união que faz a força. Na sexta-feira passada (10) eles se reuniram, falaram nos problemas enfrentados pelo município – entre eles o da água; discutiram a necessidade de fortalecer a representatividade e a auto-estima da população; falaram em respeito, liberdade e oportunidades; debateram ideias, superaram vaidades pessoais e decidiram firmar um pacto de união em torno de um único projeto – de mudança.

E querem conquistar a participação popular. Para isso, planejam ampliar o debate com novas reuniões, com temas diversificados e participação popular, ouvindo os diversos segmentos sociais, sempre com o intuito de fortalecer o bloco político da oposição, em nome de um novo rumo para a cidade.

O grupo acredita que este é o caminho para ganhar a eleição com um candidato único escolhido entre eles – provavelmente o que demonstrar, no decorrer do percurso, maior potencial de voto – e acredita também, com base em indicativos atuais e que já se revelavam nas eleições passadas, que tem uma parcela considerável da população apostando nessa união.

O discurso comum é agregar força em nome de um projeto maior, onde o foco é a articulação de uma força geradora de mais oportunidades para a cidade.

É o que prometem.

2 Comments

  • Avatar Marcina

    Só com união q vai se chegar ao cargo e só quem ganha é a população de Paulo Jacinto. Se realmente esse projeto for a frente meus parabéns pela brilhante iniciativa.

Comments are closed.