8 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

União no centro: Temer conversa com Alckmin sobre pacto

Com apenas 2% das intenções de voto, o presidente quer ser influente e costurar acordos em torno de uma candidatura

Segundo apurou a Folha, o presidente Michel Temer e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), após conversaram por telefone, marcaram um encontro para os próximos dias em que discutirão, pela primeira vez de forma mais assertiva, uma possível aliança para disputar o Palácio do Planalto.

Temer deve dizer que pode abrir mão de sua candidatura à reeleição e trabalhar com o tucano para tentar unir a coalizão que o levou à Presidência da República em 2016. Ele acredita que é preciso reunir o já fragmentado centro político e impedir que a radicalização entre as forças de esquerda e de direita domine o debate eleitoral.

Com apenas 2% das intenções de voto, Temer pretende se manter influente e deve se colocar como alguém capaz de costurar acordos em torno de uma candidatura, como a de Alckmin.

De acordo com auxiliares, a conversa com o tucano poderia acontecer entre os compromissos oficiais deste fim de semana. Na sexta-feira, Temer admitiu pela primeira vez publicamente a possibilidade de não disputar a reeleição em outubro.