22 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Unidade Móvel do Hemoal coleta sangue em Palmeira dos Índios nesta quinta-feira

Ação acontece das 9h às 16h, na Escola Estadual Almeida Cavalcanti, no Centro da cidade

Unidade Móvel do Hemoal estará na Escola Estadual Almeida Cavalcanti nesta quinta-feira. Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

Em mais uma ação itinerante, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza nesta quinta-feira (23) coleta externa de sangue em Palmeira dos Índios. A ação vai ocorrer das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Escola Estadual Almeida Cavalcanti, no Centro.

Segundo portaria do Ministério da Saúde (MS), para ser doador de sangue o voluntário deve ter entre 16 a 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos, bom estado de saúde e portar documento de identificação com foto. Também é necessário seguir outros critérios, como não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis.

Segundo a supervisora do Hemoal Arapiraca, Aurélia Fernandes, há impedimentos temporários para doar sangue que também são determinados pelo MS. “No caso das pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou que colocaram piercing, a doação de sangue é proibida pelo período de um ano”, destacou. Impedimentos Temporários

O candidato à doação de sangue, ainda conforme o MS, não pode ter ingerido alimentos gordurosos e nem bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. É relevante informar que o voluntário também deve ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

Para repetir o procedimento, há um período de inaptidão a ser cumprido. Os homens devem aguardar, no mínimo, dois meses, e as mulheres, três meses para voltar a se candidatar à doação de sangue.