3 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Veja os principais cuidados com a saúde das crianças no Carnaval

Pais ou responsáveis devem ficar atentos à desidratação e infecções intestinais durante o período

Durante os banhos de praias, piscinas e rios, crianças devem estar de protetor e usando chapéus e roupas que protejam do Sol. Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

Cuidados com as crianças e adolescentes durante o Carnaval são essenciais para que se divirtam e mantenham a saúde em segurança. A pediatra do Hospital da Criança, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Marília Azevedo, alerta que desidratação e infecções intestinais são alguns problemas comuns neste período, por isso orienta como evitá-los.

De acordo com a pediatra, os pais ou responsáveis devem ficar atentos à hidratação e oferecer água mesmo que a criança não peça. “É superimportante manter a criança hidratada nesse período de festividade, oferecer água, água de coco e sucos naturais constantemente. É sugerido que evitem líquidos com corante e açucarados”, disse.

Já na alimentação é necessário observar a procedência e condições de acondicionamento dos alimentos vendidos na rua. Por isso, explica que é melhor alimentar os pequenos com alimentos saudáveis que já sejam consumidos no cotidiano, incluindo frutas e evitando frituras e produtos industrializados.

“É normal às crianças pedirem comidas durante as festas, mas não podemos deixar que elas comam qualquer coisa e, por isso, os pais ou responsáveis devem observar se o local onde os ambulantes estão instalados está em boas condições de higiene. Também deve ser observado se os produtos expostos à venda estão protegidos contra insetos e poeira”, orientou.

Marília Azevedo ressalta que, durante o Carnaval, é fundamental priorizar roupas leves e fazer uso contínuo de protetor solar.

“O uso do protetor solar adequado para idade da criança já deve ser utilizado todos os dias e durante as festa devemos ficar atentos à reaplicação, principalmente após banhos no mar e piscina e usar camisas com proteção UV, chapéus e óculos solar. E em caso de lugares cheios, como praias e bloquinhos, é necessário o uso de pulseira de identificação”, Conclui a pediatra.

Confira sintomas gerais de desidratação

  • Olhos encovados
  • Boca seca
  • Saliva espessa e mais branca
  • Mudança de comportamento: criança fica abatida, sonolenta, irritada
  • Palidez
  • Observar o aspecto da urina. Se estiver clara, está bem hidratada
  • Demorar a urinar
  • Cor da urina amarela escura ou alaranjada é sinal de desidratação