19 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Vídeo: Sem terra fazem lavagem do Incra com sal grosso após demissão de César Lira

Grupos de sem terra desfilaram em comemoração a exoneração do primo de Arthur Lira

Sem terra em frente ao Incra, em Maceió

Representações do Movimento Sem Terra (MST), em Alagoas, realizaram ato de comemoração, na manhã desta terça-feira, 16, em frente ao prédio da Superintendência do Incra, tão logo tomaram conhecimento da exoneração de Wilson César Lira.

César Lira, que é primo do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP), estava na Superintendência do Incra desde 2017, quando fora nomeado no governo de Michel Temer (MDB).

Ele se manteve no cargo no governo Jair Bolsonaro (PL) e continuou até hoje, quando foi exonerado pelo presidente do órgão, César Fernando Schiavon Aldrighi.

Lira era tido como gestor ligado ao presidente Jair Bolsonaro e acusado pelos movimentos sociais de perseguir trabalhadores sem terra, quando estes cobravam ação do órgão nas demandas encaminhadas pelo MST.

Ervas e sal grosso na manifestação

Diante disso, grupos de sem terra, com faixas, bandeiras e ao som de pagode, foram à porta do Incra, no centro de Maceió para comemorar a demissão do superintendente.

Com ervas “para espantar o mal” e sal grosso, estiveram na manifestação o Movimento Sem Terra (MST), Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), a Comissão Pastoral da Terra em Alagoas e a FNL para a lavagem da fachada do prédio onde funciona a repartição.

 

Veja vídeo