3 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Vigilância Sanitária amplia fiscalização da venda de alimentos durante o verão

Comércios e ambulantes da orla da capital serão alvos da “Operação Verão”, ação mais efetiva do órgão que objetiva garantir a integridade dos produtos ofertados aos maceioenses e turistas

Vigilância Sanitária amplia fiscalização da venda de alimentos durante o verão
Fiscalizações serão realizadas na orla de Maceió. Foto: Cortesia
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) inicia nesta quarta- feira (20), a Operação Verão, na orla marítima da capital. A ação pretende intensificar fiscalizações em estabelecimentos comerciais e ambulantes a fim de reduzir riscos à saúde do consumidor durante este período. Além disso, serão realizadas distribuição de panfletos informativos e orientações sobre segurança alimentar e padrões sanitários.

Com o intuito de prevenção e promoção de saúde, a Operação Verão irá intensificar as inspeções e orientações, de modo a preparar os comerciantes sobre as normas e padrões sanitários exigidos pelo órgão, a fim de evitar  riscos à saúde da população.

Segundo o chefe especial  da Visa, Airton Santos, as ações serão focadas na orla marítima pela grande concentração de pessoas na localidade, principalmente na alta temporada de turismo. Com isso, hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes e os ambulantes receberão a equipe da Visa para inspeções e orientações referentes às normas sanitárias e segurança alimentar, a fim fomentar responsabilidade e assegurar a saúde dos consumidores.

“Iremos fiscalizar os estabelecimentos comerciais nos três turnos, essa intensificação se dá a partir da necessidade de prevenção, pois há alta temporada de turismo, principalmente na orla marítima. Mas vale ressaltar que todos os outros bairros terão equipes fazendo fiscalizações nos diversos estabelecimentos nos bairros de Maceió. Iremos promover as inspeções e orientações, caso exista alguma irregularidade, poderá ocorrer o recolhimento de alimentos impróprios para consumo, ou até interdições”, destacou Airton Santos

De acordo com Airton Santos já foram realizadas capacitações com alguns representantes de estabelecimentos e fornecedores do Porto de Maceió. Além disso, o chefe especial destaca que as inspeções já tiveram início e nesta quarta-feira (20) acontece a ampliação dos serviços de fiscalização. Equipes fixadas na orla da capital estarão acompanhando as atividades comerciais, de modo a fiscalizar as normas e orientar, com distribuição de panfletos e informações. A Operação Verão deve permanecer até o final de março, período em que se encerra a estação e a alta temporada de turismo.