5 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Vigilância Sanitária de Maceió apreende 120 kg de carnes em supermercado na Ponta Verde

Fiscalização identificou carnes bovinas, charques, linguiças e frangos inadequados para o consumo

Vigilância Sanitária de Maceió apreende 120 kg de carnes em supermercado na Ponta Verde
Produtos estavam com prazo de validade vencido. Foto: Cortesia
Em mais uma fiscalização de rotina, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), apreendeu nesta quarta-feira (17), em um supermercado localizado no bairro Ponta Verde, 120 kg de carnes com prazo de validade vencido.

Durante a inspeção, que aconteceu na parte baixa da cidade, a equipe de fiscalização identificou carnes bovinas, charques, linguiças e frango com vencimento expirado. Os produtos, que representam um grave risco à saúde do consumidor, estavam expostos para a comercialização, mas de forma indevida.

Segundo o chefe especial da Vigilância Sanitária, Airton Santos, o estabelecimento deverá responder a processo administrativo pela infração, cuja penalidade inclui multa no valor entre R$ 180,00 a R$ 38 mil, no caso de reincidência de infração.

“Os comerciantes devem ter responsabilidade com a saúde do consumidor, pois comercializar produtos com prazo de validade vencido pode ocasionar riscos de infecções alimentares. Diante disso, reforçamos as orientações sobre padrões sanitários e promovemos segurança à saúde da população, com as fiscalizações e apreensões. Estabelecimentos que não seguem os padrões serão penalizados dentro da legislação”.

Denúncia

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.