24 de fevereiro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Vigilância Sanitária de Maceió apreende 750 kg de produtos impróprios para o consumo

Alimentos foram recolhidos durante ação das equipes da Visa no último sábado (16)

Vigilância Sanitária de Maceió apreende 750 kg de produtos impróprios para o consumo
Boa parte dos produtos apreendidos teve origem clandestina constatada por falta de selo de inspeção. Foto: Cortesia

Empenhada na tarefa de garantir a segurança alimentar da população em todas as áreas da capital alagoana, a Vigilância Sanitária Municipal (Visa de Maceió) apreendeu, no último sábado (16), em um laticínio localizado no Jacintinho, 750 kg de alimentos estragados, clandestinos, com o prazo de validade vencido e em condições inadequadas de armazenamento.

“Os alimentos apreendidos no laticínio apresentavam um claro risco à saúde da população. Entre os produtos recolhidos havia peças de queijo e manteiga sem qualquer selo de inspeção, obrigatório para sua comercialização, ou seja, totalmente em desacordo com a legislação sanitária”, ressalta o chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos.

Além dos produtos derivados do leite, a equipe da Visa apreendeu também uma grande quantidade de bacon e frango congelado, além de outros produtos impróprios ao consumo humano. Todos os alimentos recolhidos foram encaminhados para o descarte no aterro sanitário de Maceió.

O estabelecimento foi autuado e deverá responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180 a R$ 38 mil, no caso de reincidência de infração.