22 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Vigilância Sanitária fiscaliza abrigo de animais e pocilgas em Riacho Doce

Operação de fiscalização aconteceu em parceria com a Delegacia de Crimes Ambientais e a OAB/AL

Vigilância Sanitária fiscaliza abrigo de animais e pocilgas em Riacho Doce
Fiscalizações resultaram em notificação. Foto: Cortesia
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou, na manhã desta quinta-feira (14), uma visita em um abrigo de animais localizado em Riacho Doce.

A operação de fiscalização aconteceu em parceria com a Delegacia de Crimes Ambientais e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL). Durante a inspeção foram reforçadas orientações acerca dos cuidados e padrões sanitários, além da saúde e bem-estar animal.

O chefe especial da Visa, Airton Santos, esteve no local junto à sua equipe, para reforçar a efetividade da ação na averiguação da legalidade para funcionamento e na inspeção acerca do cumprimento dos padrões sanitários.

“Durante a passagem pelo abrigo de animais, os médicos-veterinários de nossa equipe orientaram o proprietário e os funcionários sobre as exigências sanitárias que devem ser cumpridas para garantir um ambiente saudável para os cães e gatos. Na ocasião, não foram detectadas irregularidades, no entanto, foi mantido o acompanhamento do local, como método preventivo”.

Pocilgas notificadas

Na ocasião, duas pocilgas também foram visitadas pelas equipes dos órgãos envolvidos no mesmo bairro. As fiscalizações nesses estabelecimentos estão sendo intensificadas, ocasionadas por denúncias de irregularidades pela população. Segundo o chefe especial da Visa Municipal, houve notificação nas pocilgas por atividade irregular.

“Notificamos os proprietários para a retirada dos animais em um prazo de 20 dias, tendo em vista que a atividade de criação e abate de suínos em zona urbana da Capital é proibida, conforme determina as leis municipal nº 5.318/2003 e estadual nº 6.787/2006, por representar um grave risco à saúde pública”.

Denúncia de pocilgas irregulares

Para denunciar pocilgas clandestinas e demais irregularidades que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária Municipal pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.