5 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Vigilância Sanitária interdita padaria no Eustáquio Gomes por irregularidades

Fiscais constataram faltam de alvará sanitário e condições de higiene precárias no ambiente e no maquinário

Vigilância Sanitária interdita padaria no Eustáquio Gomes por irregularidades
Risco à saúde dos consumidores levou à interdição da padaria. Foto: Cortesia
Na manhã desta segunda-feira (9), a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), em mais uma fiscalização de rotina, interditou uma padaria, localizada no Eustáquio Gomes. A equipe do órgão identificou diversas irregularidades no local, como ausência de alvará sanitário e péssimas condições de higiene, apresentando alto risco à saúde do consumidor.

O estabelecimento estava fora dos padrões sanitários, com condições precárias em relação à higienização do ambiente e aos maquinários. Além disso, foram encontrados vestígios de criadouros de roedores e presença de baratas. Produtos vencidos também foram localizados e recolhidos pela Vigilância Sanitária (Visa). Diante da inadequação, a padaria foi interditada em razão de segurança e saúde do consumidor.

A padaria foi autuada e deverá passar por processo administrativo, cuja penalidade é o pagamento de multa no valor entre R$180 a R$38 mil, no caso da empresa ser reincidente na infração. Os representantes do estabelecimento comercial terão até 90 dias para regularizar a situação e se adequar aos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária de Maceió, para dessa forma reabrir o local.

Airton Santos, chefe especial da Visa, informou sobre a necessidade das ações e a importância da conscientização para os donos de estabelecimentos comerciais.

“Não havia condições de funcionamento, a situação era precária, riscos de infecção por alimento, o ambiente propício a doenças, sem higienização, podendo causar sérios danos à saúde do consumidor e também de quem atua no local. Sem falar na ausência de alvará. Esperamos que todos os representantes de estabelecimentos se conscientizem para se adequar às normas, a fim de proporcionar segurança à saúde do consumidor, esse deve ser um compromisso tanto dos órgãos que fiscalizam, quanto de quem comercializa produtos alimentícios”,  destacou Airton Santos

Denúncia de irregularidades

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.