19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Arthur Lira diz que todos os envolvidos nos atos golpistas devem ser punidos

Presidente da Câmara alegou problemas de saúde na família e cancelou participação no ato de Defesa da Democracia no Congresso Nacional

Lira diz que a democracia é o único caminho para o desenvolvimento do País

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disparou nesta segunda-feira, 8 de janeiro, no X, antigo Twitter, que todos os responsáveis pelos atentados golpistas de 8 de janeiro de 2023 devem ser punidos.

Hoje, 8 de janeiro de 2024, está marcada para às 15 horas uma cerimônia em memória dos atos golpistas e de defesa da democracia no Salão Negro do Congresso Nacional, com a participação de convidados, incluindo ministros do governo, ministros do STF, parlamentares, governadores e outras autoridades.

Um ano após a data que marcou a invasão de golpistas às sedes dos Três Poderes, Lira, que não estará presente no ato, disse nas redes sociais que “todos os responsáveis devem ser punidos com o rigor da lei, dentro do devido processo legal”.

Ele destacou ainda que “há um ano as sedes dos 3 Poderes da República foram atacadas e depredadas num ato de violência que merece ser permanentemente repudiado […] A liberdade de manifestação e o direito fundamental de protestar jamais podem se converter em violência e destruição”.

Democracia em destaque

Arthur Lira em seu manifesto disse ainda que “a democracia, exercida por cada um dos três poderes nos termos delimitados pela Constituição, é o único caminho possível para o desenvolvimento, prosperidade, geração de emprego e renda e bem estar dos brasileiros e brasileiras”.

O presidente da Câmara desistiu de participar do ato de valorização da democracia, segundo a sua assessoria, devido a problemas de saúde na família.