19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

7/9: Bolsonaro muda agenda e fará comícios em Brasília, SP e no trio de Malafaia no Rio

Apoiadores do presidente têm planejado ir às ruas para demonstrar a força popular do candidato à reeleição

Depois de mudar a agenda militar no Rio de Janeiro, o candidato presidente Jair Bolsonaro (PL) planeja discursar  no trio do pastor Silas Malafaia para fazer um de seus pronunciamentos no 7 de Setembro – que contará com passagens em Brasília e São Paulo.

Bolsonaro pressionou para que o evento fosse transferido para a avenida Atlântica, na orla de Copacabana —onde apoiadores do presidente costumam se reunir em manifestações.

Com resistência por parte de generais, o presidente desistiu da ideia, mas pediu que a Marinha e FAB (Força Área Brasileira) realizem um ato alusivo em Copacabana —estão programados salto de paraquedistas na areia da praia e 29 salvas de canhão no forte que fica na região.

Presidentes da República tradicionalmente participam do 7 de Setembro em atos realizados na Esplanada do Ministérios, em Brasília. Mas desta vez, Jair viajará para o Rio e em manifestação marcada para São Paulo participará de forma remota.

A campanha de Bolsonaro quer que ele adote um tom moderado nos discursos. No 7 de setembro do ano passado, o presidente disse que não iria respeitar “qualquer decisão” do ministro Alexandre de Moraes e xingou o magistrado de “canalha”. Agora, a poucas semanas da eleição, a campanha não quer que ele ataque as instituições, mas tem certeza de que ele deve criticar o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas

Apoiadores de Bolsonaro têm planejado ir às ruas para demonstrar a força popular do candidato à reeleição. Em São Paulo, estão previstos 13 caminhões de som; no Rio pelo menos nove.

Os partidos de oposição PT, PDT e Rede foram ao STF (Supremo Tribunal Federal) reclamar que Bolsonaro usa a data para cunho eleitoreiro. Até a noite de ontem (6), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tinha nenhum evento público agendado.