19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

94 anos: Morre o ex-presidente George H. W. Bush

Líder americano de 1989 até 1993, foi o pai do George W Bush, presidente duas vezes

O ex-presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush morreu nesta sexta-feira (30) aos 94 anos. Pouco depois da morte do pai, George W. Bush, que foi o 43º presidente do país, divulgou uma declaração nas redes sociais, em seu nome e no de seus irmãos:

“Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu estamos tristes em anunciar que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu. George H. W. Bush era um homem do mais alto nível e o melhor pai que um filho ou filha poderia pedir. Toda a família Bush é profundamente grata por sua vida e amor, pela compaixão daqueles que se preocuparam e oraram pelo papai, e pelas condolências dos nossos amigos e concidadãos.”

O atual presidente dos EUA, Donald Trump, disse que ele e a esposa, Melania, se uniam à nação enlutada norte-americana para lamentar a morte do ex-presidente, que “inspirou gerações de seus compatriotas americanos para o serviço público”.

Bush foi o 41º presidente norte-americano, sucedendo o também republicano Ronald Reagan. Seu governo, entre janeiro de 1989 e janeiro de 1993, foi marcado pelo fim da União Soviética, pela queda no Muro de Berlim, pela Guerra do Golfo e por graves problemas econômicos que impediram sua reeleição.

Presidência

O governo Bush foi marcado pela Guerra do Golfo e pela crise econômica. Com a guerra, o governo Bush viu sua popularidade crescer, apesar de erros básicos de estratégia, como ter deixado Saddam no poder. Mas seu índices de aprovação de Bush despencaram por problemas internos, com uma dura recessão econômica, levando-o a quebrar uma promessa de não aumentar os impostos.

Bush perdeu apoio dos conservadores e foi derrotado na eleição de 1992 pelo democrata Bill Clinton, em uma das grandes surpresas eleitorais da história dos Estados Unidos. Já seu filho mais velho, George W. Bush, foi eleito presidente em 2000.

O ex-presidente também participou de diversas ações com outros ex-mandatários. Em 2005, ele juntou forças com o ex-presidente Bill Clinton para ajudar as pessoas afetadas pelo furacão Katrina, que devastou a região da Costa do Golfo. Em 2011, foi homenageado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente Barack Obama.