20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

ABIH-AL e Maceió Convention fazem balanço do Turismo em 2018

Alagoas recebeu 49 eventos e 50 mil participantes, um aumento de 100% se comparado com 2017

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL) e o Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB) não se reunir no dia 29 de novembro, quando as entidades exibem o balanço do ano, com as principais ações e números alcançados.

Dentre os dados apresentados estão taxa média de ocupação hoteleira, que em 2018 superou os anos anteriores e a consolidação de Maceió como um destino para o turismo de negócios e eventos. Só este ano, Alagoas recebeu 49 eventos e 50 mil participantes, número superior em 100%, se comparado com 2017.

Ainda será apresentado o Banco de Eventos, desenvolvido pelo MC&VB em parceria com a Doity, Plataforma Digital e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), que além de facilitar o trabalho de busca pelos congressos, possibilita um contato mais direto e focado com as entidades locais e associativas.

Segundo o presidente do Maceió Convention, Glênio Cedrim, 2018 foi um ano que contou com um calendário de eventos de grande importância também para o cenário econômico, visto que, o impacto foi em torno de 69 milhões.

Para a rede hoteleira, o ano foi de muito trabalho para conquistar os resultados apresentados.  “Durante todo o ano, trabalhamos para manter o Turismo do nosso estado aquecido, seja participando de feiras, promovendo o destino Alagoas no Brasil e Cone Sul, cobrando do poder público ações efetivas de infraestrutura”, destaca Milton Vasconcelos, presidente da ABIH-AL.

Segundo a superintendente do MC&VB, Danielle Novis, 2018 foi importante para colocar Alagoas de vez no mapa do Turismo de Eventos e a realização do Banco é de extrema importância para a continuação do crescimento deste segmento no estado.

“Quando buscávamos eventos para captar, toda informação gerada era feita de forma manual. Com a plataforma, vamos disponibilizar e registrar todos os dados necessários dos eventos que acontecem aqui digitalmente e o que precisamos no processo de captação de novos. É um passo muito importante para atrair ainda mais este público para nosso estado”, afirmou Novis.