2 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

Ações de Polícias Civis cumprem mandados de internação contra 10 adolescentes

Investigações foram iniciadas após o ataque a uma creche em Blumenau

São Paulo (SP), 29/03/2023 – Professores de São Paulo protestam contra a violência nas escolas em frente à Secretaria de Educação, na Praça da República, após o ataque na escola Thomazia Montoro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nesta manhã, a polícia civil de cinco estados realizou a execução de dez mandados de internação provisória contra adolescentes acusados de planejarem ataques em escolas.

Conforme informações do Ministério Público (MP), esses adolescentes usavam uma plataforma digital na internet para combinar possíveis ataques. Além disso, a ação policial também deteve dois adultos e apreendeu uma criança, como informado pela Promotoria de Santa Catarina mais tarde.

Ainda não há informações por parte do MP se os adultos detidos são responsáveis por adolescentes ou suspeitos de envolvimento no planejamento dos ataques.

As ações ocorreram em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná. A cidades são: Blumenau (SC), São Paulo (SP), Itapira (SP), São José dos Campos (SP), Salto (SP), Barra Mansa (RJ), Duque de Caxias (RJ), São Gonçalo (RJ), Curitiba (PR), Guaíra (PR) e Recife (PE).

Os suspeitos são investigados por atos infracionais análogos aos crimes de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime e associação criminosa. Na ação, também foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 11 afastamentos

As investigações foram iniciadas após o ataque a uma creche em Blumenau (SC). A operação “Escola Segura”, que tem como objetivo cumprir ordens judiciais da Vara da Infância e Juventude da cidade catarinense, conta com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.