17 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Advogado Felipe Sarmento é agraciado com o título de Cidadão Honorário de Alagoas

Conselheiro federal tem um largo serviço prestado às subseções alagoanas e a OAB/AL

O Parlamento alagoano homenageou na tarde desta segunda-feira, 22, o advogado Felipe Sarmento Cordeiro com o título de Cidadão Honorário de Alagoas. Presidida pelo chefe do Legislativo, deputado Marcelo Victor, e de iniciativa do deputado Silvio Camelo (PV), a sessão solene foi prestigiada por diversas personalidades do mundo jurídico do Estado.

Dentre as quais, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Simonetti, o presidente da OAB, Seccional Alagoas, Vagner Paes e os desembargadores federais Paulo Machado e Rubens Canuto. A mãe do homenageado, a alagoana Rosa Acácio Sarmento Cordeiro e o deputado federal Sérgio Toledo (PV/AL) também estiveram presentes ao evento.

O presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, observou que a Assembleia Legislativa conta no seu Regimento Interno com inúmeras homenagens, a exemplo de comendas e medalhas, todas outorgadas mediante projeto de resolução, onde reconhece o sucesso de cidadãos que de alguma maneira contribuem com o Estado.

No entanto, o título de cidadão honorário de Alagoas é concedido por meio de projeto de lei, com a principal característica de reconhecer os relevantes serviços prestados pelo homenageado.

“Principalmente, não obstante ao sucesso, a defesa que essa pessoa faz fora dos limites de Alagoas. Por isso se entrega o título de cidadão honorário a quem diz ter orgulho de ser alagoano, mesmo sem ser, como é o caso do homenageado de hoje, Felipe Sarmento”.

O propositor da homenagem, deputado Silvio Camelo, disse que Felipe Sarmento, natural de Salvador/BA e radicado em Alagoas há 23 anos, tem uma atuação de grande relevância na advocacia alagoana e brasileira, uma vez que, enquanto conselheiro federal, tem um largo serviço prestado às subseções alagoanas e a OAB/AL.

“É importante fazer esse reconhecimento a Felipe Sarmento, por tudo que ele já fez por esse Estado que abraçou como verdadeiro cidadão alagoano e, agora, de fato e de direito, já que a Casa de Tavares Bastos, por unanimidade, aprovou a nossa indicação”, destacou Camelo, agradecendo aos pares e parabenizando Felipe Sarmento pelo recebimento do título.

Em um discurso emocionado, Felipe Sarmento falou da honra, do orgulho e da felicidade em ser agraciado com o título de cidadania alagoana. Ele contou que reside há 23 anos em Alagoas, Estado onde construiu sua trajetória de vida na advocacia, e representando a seccional alagoana da OAB.

“Tenho sangue alagoano, acima de tudo meu maior orgulho, a família da minha mãe é de Alagoas. Então sempre me senti um alagoano por sangue e por coração. E agora de papel passado”, ressaltou Sarmento, agradecendo ao presidente do Legislativo, Marcelo Victor, e ao deputado Silvio Camelo pela homenagem.

“Isso só confirma e só aumenta o meu amor por Alagoas, essa terra que me adotou e que tenho como, de verdade, a minha terra natal, onde me tornei advogado, dirigente de Ordem”, completou Felipe Sarmento, que foi bastante elogiado pelos colegas de profissão, representados pelo presidente do Conselho Federal da OAB, José Simonetti, e pelo presidente da OAB/AL, Vagner Paes.

Estes destacaram o trabalho e a atuação de Sarmento no meio jurídico e também na atuação frente aos cargos ocupados nas entidades representativas da classe dos advogados.

Quem é Felipe Sarmento

O advogado Felipe Sarmento Cordeiro tem extensa atuação como dirigente da Ordem dos Advogados do Brasil, sendo eleito conselheiro Federal da entidade por cinco mandatos consecutivos: 2007/2009, 2010/2012, 2013/2015, 2016/2018 2019 2021, além de atuar como diretor Secretário-Geral da OAB (2016/2018), quando exerceu a Presidência Nacional em breve substituição ao então Presidente Claudio Lamachia. Nas gestões 2013/2016 e 2019/2021 foi o presidente do Conselho Gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA).

Atuou como coordenador Nacional do Exame de Ordem Unificado da OAB, bem como presidiu o “Selo OAB Recomenda”, que avalia a qualidade de todas as faculdades do Pais. Representou a OAB no Conselho da Justiça Federal (2016/2018), além de dezenas de outras representações institucionais da entidade. Integrou um grande número de comissões no Conselho Federal da OAB e recebeu diversas homenagens e condecorações dos vários Conselhos e Seccionais da OAB em todo o Brasil.