16 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alagoas celebra 206 anos de Emancipação Política neste 16 de Setembro

Decreto de emancipação foi assinado pelo Rei de Portugal, Dom João VI, em 1987

Neste sábado, 16 de setembro de 2023, Alagoas comemorara 206 anos de Emancipação Política. Isso porque em 1817, a comarca que hoje é o Estado de Alagoas, foi elevada à condição de capitania, após séculos de invasões e conflitos políticos.

No início do século XVI, pouco depois do descobrimento do Brasil, a região que hoje se encontra o estado de Alagoas foi invadida por franceses. Isso até 1532, quando portugueses sob o comando de Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, retirou o domínio francês.

Organizando expedições na região, Duarte Coelho fundou alguns vilarejos, como o de Penedo. Ele foi ainda o grande responsável pelo incentivo ao plantio de cana-de-açúcar e a formação de engenhos.

Leia mais: Desfile de Emancipação Política de Alagoas altera trânsito no Jaraguá

Em 1630, quando os holandeses invadiram Pernambuco, Alagoas foi ocupada até 1645, quando os portugueses reconquistaram o controle. E em 1706, Alagoas foi elevada à condição de comarca e torna-se um distrito judiciário em 1711.

Menos de duas décadas depois, em 1730, alcança cerca de 50 engenhos e 10 freguesias em seu território. Pujante economicamente, se emancipou politicamente de Pernambuco, em 1817, sendo elevada à condição de capitania – totalmente independente. Com um decreto assinado pelo Rei de Portugal, Dom João VI.

Importante para a Corte Portuguesa do ponto de vista econômico, Alagoas possuía a cultura da cana de açúcar, latifúndios e fazia divisa estrategicamente com a Bahia e Pernambuco – este, local do movimento republicano, que assumiu o poder em Pernambuco, traindo a coroa.

Não foram anos fáceis e esse período de emancipação política foi marcado por vários levantes contra os portugueses em Alagoas. Até que a primeira Constituição do Estado foi assinada em 11 de junho de 1891, em meio a graves agitações políticas que assinalaram o início da vida republicana.

Os dois primeiros presidentes da República do Brasil, Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, foram alagoanos. e receberam homenagens ao terem seus nomes vinculados as cidades de, Marechal Deodoro, município da Grande Maceió, e Florianópolis, capital da Santa Catarina.

Alagoas também ficaria conhecida por ter sido lugar da maior revolta de escravos do país, no quilombo de Palmares, por volta de 1630. Sob a direção de Zumbi, Palmares chegou a ter população de 30 mil habitantes, distribuídos em várias aldeias, onde plantavam vários produtos da agricultura, além de conseguirem extrair um excedente que era comercializado com povoados vizinhos. O quilombo foi destruído em 1694.

Hoje, Alagoas ocupa uma área de 27.848,140 km². Possui 102 municípios, fazendo limites com Pernambuco, Sergipe, Bahia e Oceano Atlântico.