20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alagoas registra redução de 17% nos casos de mortes violentas em abril de 2023

Investimentos realizados pelo Governo de Alagoas contribuíram para que o Estado chegasse à redução dos índices de mortes violentas

Paulo Dantas reforçou o empenho da Secretaria de Segurança Pública para reduzir os índices de violência no Estado. Foto: Marco Antonio / Agência Alagoas

Dentro das ações de combate à criminalidade que geram redução nos números da criminalidade em Alagoas, o governador Paulo Dantas apresentou, na manhã desta quarta-feira (3), os dados referentes ao mês de abril deste ano, considerado o segundo melhor mês da série histórica, registrando uma queda de 17,24% nas Mortes Violentas Letais Intencionais (MVLIs) em comparação com o mesmo mês de 2022.

De acordo com o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), em abril deste ano foram registrados 95 MVLIs, enquanto em 2022 foram 111 casos no mesmo mês.

Quando ampliada a comparação com a série histórica, a redução é ainda maior se comparada com o ano de 2014, onde foram registrados 221 casos, representando uma queda de 88,6%.

Ao lado do vice-governador Ronaldo Lessa e do secretário Flávio Saraiva, Paulo Dantas reforçou o empenho da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para reduzir cada vez mais os índices de violência no estado, destacando a atuação das polícias e do Corpo de Bombeiros.

“Tivemos redução nos números de homicídios e nos feminicídios. Na verdade, registramos apenas um feminicídio em abril, e vamos seguir trabalhando duro para zerar esse número mês a mês. Proteger os alagoanos é prioridade em nosso governo. Essa queda nos números da violência representa um trabalho focado da nossa segurança pública, com integração das forças de segurança, mais viaturas nas ruas, mais policiais e bombeiros nas ruas, trabalho da inteligência e de policiamento ostensivo. Juntos, vamos conseguir reduzir cada vez mais os índices e manter a paz e a tranquilidade em nosso estado”.

O secretário Flávio Saraiva salientou que os investimentos realizados pelo Governo de Alagoas contribuíram para que o Estado chegasse a esse patamar, onde mês a mês o governo apresenta reduções constantes nos índices de violência.

“Estamos numa constante queda e entrando num equilíbrio nos números. Como o governador [Paulo Dantas] já havia externado em diversas oportunidades, o nosso sonho é um dia anunciar índice zero para as mortes violentas, mas, enquanto não chegamos a esse patamar, vamos trabalhando arduamente para reduzir cada vez mais. Os esforços de todos os agentes de segurança para que isso aconteça é engrandecedor”.

Cumprimento de mandados

Outro dado apontado no pronunciamento do governador foi o de cumprimento de mandados judiciais. No período foram cumpridos, pela Polícia Civil, 75 mandados de prisão, sendo 45 de homicidas. Dentre eles o de um dos suspeitos de latrocínio contra um motociclista no bairro da Jatiúca este mês.

“Nosso objetivo é elucidar crimes, o mais rápido possível, para que homicidas, criminosos saiam de circulação da nossa sociedade. Este caso mais recente mostra o quanto as polícias estão empenhadas em elucidar casos”.

Demais dados

Em Alagoas foram 108 armas apreendidas, no mesmo período ,em 2022, foram 138. No caso da apreensão de drogas registramos com um aumento de 40%, saltando de 63 para 88 registros de entorpecentes recolhidos. O mês de abril teve um feminicídio registrado.

Participaram do pronunciamento a secretária Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil), Diogo Teixeira (Inclusão Social), Joaldo Cavalcante (Comunicação), Vitor Pereira (Governo), o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jacques Wolbeck; o comandante da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim; o diretor da Polícia Científica de Alagoas, Manoel Messias; e o delegado-Ggeral da Polícia Civil, Gustavo Xavier.