7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Alagoas será um Estado sem lixões a partir da próxima sexta

Semarh acompanhou fechamentos no dia 18 e neste sábado Alagoas chega a 98 vazadouros públicos eliminados

Em menos de quatro anos, todos os lixões a céu aberto localizados nos municípios do Estado de Alagoas estarão fechados. Os últimos vazadouros públicos que irão encerrar as atividades estão situados nas cidades de Feliz Deserto, Piaçabuçu, Penedo e Igreja Nova.

Com atuação dedicada desde 2015 para finalizar os lixões em Alagoas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) irá acompanhar os fechamentos dos vazadouros na próxima sexta-feira (25).

De acordo com o titular da Semarh, o secretário Alexandre Ayres, havia uma previsão de fechar todos os lixões no final deste ano, no entanto, os municípios alagoanos foram parceiros e trataram da pauta como prioridade na seara ambiental.

Fechamentos recentes

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) acompanhou, nesta sexta-feira (18), o encerramento de mais sete lixões na região Norte de Alagoas nos municípios de Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe e São Luiz do Quitunde.

 Os atos de fechamentos foram acompanhados por representantes da Semarh, Ministério Público Estadual (MPE), Instituto do Meio Ambiente (IMA), prefeituras e Consórcio Intermunicipal da Região Norte (Conorte).

A partir do fechamento, as cidades encaminham os resíduos para a Central de Tratamento Metropolitana, localizada em Pilar, além de se adequarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Neste sábado (19), Jacuípe, Campestre, Jundiá, Colônia Leopoldina, Novo Lino e Joaquim Gomes também finalizam seus vazadouros públicos.