14 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog da Graça Carvalho

As Mariposas: exposição fotográfica marca 12 anos da Lei Maria da Penha

Evento acontece até 14 de setembro, no hall da Faculdade de Direito, no campus da Ufal

Quem for ao campus da Universidade Federal de Alagoas não pode deixar de visitar a exposição fotográfica “As Mariposas”,  no hall da Faculdade de Direito. A exposição retrata a luta de mulheres vítimas de violência doméstica, que buscaram o sistema de  Justiça, com respaldo na Lei Maria da Penha, e  tentam resgatar sua autoestima, restabelecer sua auto-confiança e conquistar seu protagonismo.

A exposição  também é  uma oportunidade para alagoanas e alagoanos interessados em conhecerem o trabalho do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), que atua diretamente na defesa dessas mulheres em situação de violência e de vulnerabilidade,  e na alfabetização de direitos.

Os atendimentos e atividades do CDDM são gratuitos e acontecem de 9 às 12 horas, de segunda à sexta-feira, na sede da ONG, no Conjunto Santos Dumont, próximo à Ufal. Mais informações sobre  ONG e a exposição, que acobtece até dia 14 de setembro, podem ser obtidas pelo telefone (82) 999225202.

Vale lembrar que, conforme informações divulgadas nesta quarta-feira pelo Portal de Monitoramento da Política de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Alagoas fechou 2017 com acumulou 2.506 inquéritos policiais pendentes.

Embora seja um dado lamentável, sobretudo por revelar que ainda não há estrutura para efetiva investigação dos crimes envolvendo violência doméstica, mesmo 12 anos depois de vigência da Lei Maria da Penha, esses números indicam o impacto positivo da Lei Maria da Penha, no sentido da conscientização das mulheres sobre a importância de romper o silêncio e buscar socorro.