19 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

Banco Central decide até 4ª feira se mantém a maior taxa de juros do mundo

Mercado mantém expectativa de redução, considerando que desde 2022, BC mantém a taxa básica de juros em 13,75%.

Banco Central discute na terça e quarta-feira a taxa de juros de 13,75%, a maior do mundo.

Analistas e agentes do mercado financeiro iniciam a semana com forte  expectativa da redução da taxa básica de juros pelo Banco Central.

O Comitê de Política Monetária (Copom)  realiza até quarta-feira sua quinta reunião deste ano. Por isso o mercado acredita que será decidido um novo ciclo de redução da Selic, que está em 13,75% ao ano desde agosto de 2022.

As dúvidas são sobre o tamanho do corte, com as apostas do mercado divididas entre 0,25 e 0,50 ponto percentual. A possibilidade de uma redução maior é praticamente descartada pelos analistas.

Desta forma, as atenções do mercado estarão voltadas para o comunicado que será divulgado pelo Copom, marcado na quarta-feira, 2 de agosto, pois a expectativa é de que a decisão sobre o novo patamar da Selic não será unânime.

Há dois novos integrantes no colegiado: o diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, e o diretor de Fiscalização, Ailton de Aquino Santos, os primeiros escolhidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não tem poupado críticas ao BC.