8 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Banco de Dados da Agência Lupa é usado por autoridades para investigar golpistas em todo País

Empresários, políticos e extremistas de Alagoas e de todo o País, que atuaram pelo golpe e a destruição dos poderes da República, estão no radar da Lupa

Agência atua com banco de dados para as instituições fiscalizadoras.

Focada em checar notícias falsas nesses tempos golpistas no País, a Agência Lupa também passou a auxiliar órgãos de fiscalização que investigam perfis de empresários, políticos e personalidades diversas que incentivaram os atos antidemocráticos e até financiaram os golpistas e terroristas no País, em dezembro do ano passado e  8 de janeiro deste ano.

Após a repercussão dos ataques em Brasília, a agência criou o escritório Lupa nos Golpistas, que tem formado uma base de dados colaborativa com a Polícia Federal, Ministério Público e Advocacia Geral da União, conforme noticiou o jornal O Globo.

A Lupa tem se debruçado no País inteiro em resgatar publicações dos agentes do caos nas redes sociais, bem como de empresários, profissionais liberais, servidores públicos e bolsonaristas de extrema direita que se envolveram nos atos antidemocráticos e golpistas, após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições passadas.

Ação está sendo desenvolvida em todos os Estados do País, inclusive em Alagoas, onde consta uma série de pessoas envolvidas com os atos antidemocráticos e de ataques aos Três Poderes constituídos. Entre eles, empresários conhecidos cujos perfis estão sendo encaminhados as autoridades competentes, bem como políticos e ativistas de extrema direita.

Muitos dos envolvidos já saíram das redes sociais, enquanto outros apagaram as postagens comprometedoras. Mas aí é que agência entra em ação para resgatar todo o material dos que atentaram contra a democracia no País