20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Barroso é perseguido em NY por bolsonarista, que pede fim de ‘grosseira’

Quando presidente do TSE, Barroso foi contra deputados bolsonaristas que questionavam a segurança das urnas eletrônicas

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso foi abordado por uma bolsonarista em Nova York, nos Estados Unidos, enquanto caminhava pelas ruas neste domingo (13).

No vídeo, a mulher encontra Barroso e o provoca. Depois, profere uma ameaça: “Cuidado, hein, o povo brasileiro é maior do que a Suprema Corte”.

O juiz é cordial, mas ela então responde com ironia e começa a ameaçá-lo. “Tá bom, mas nós vamos ganhar essa luta. Cuidado, hein, o povo brasileiro é maior do que a Suprema Corte. Você não vai ganhar nosso país, foge”. Barroso responde: “Não seja grosseira, tchau, minha senhora”. Na sequência, ele entra em uma loja.

Bolsonaro

A tensão entre o presidente da República e o ministro do STF começou há pouco mais de um ano, quando governistas no Congresso Nacional tentaram aprovar um projeto de lei em que a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) questionava a segurança das urnas eletrônicas e apontava vulnerabilidades no sistema de votação.

Presidido por Barroso à época, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) se manifestou reiteradamente contra a proposição, que não obteve os votos necessários para ser aprovada. Desde então, Bolsonaro tem atacado o posicionamento do ministro, contrário ao voto impresso.