3 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Carnaval

Beija Flor entoa Rás Gonguila com JHC e Arthur Lira juntos na Sapucaí

O enredo “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila” fez a festa de caravanas de alagoanos nas alas da escola de samba

Juntos na Sapucaí: JHC e Arthur Lira com a Beija Flor

O prefeito de Maceió, JHC (PL) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) estiveram juntos no desfile da Escola de Samba Beijo Flor, que teve como enredo “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila”.

A escola desfilou na madrugada desta segunda-feira, 12, homenageando Benedito dos Santos. Engraxate e carnavalesco, ele foi fundador do bloco Cavaleiro dos Montes, agremiação carnavalesca que fez história em Alagoas.

Rás Gonguila

Benedito dos Santos ouvia dos pais histórias de nobres de terras distantes que faziam festas nos altos dos quilombos. Virou Rás em uma referência a uma origem nobre etíope.

Na história, consta também a possível passagem de seus antecedentes, nobres africanos, pela República dos Palmares. Estes antecessores teriam fugido ao ataque dos “paulistas” e assim proporcionaram a sobrevivência da linhagem real que teve continuidade com Gonguila.

A escola teve o patrocínio da Prefeitura de Maceió. Ao comentar a homenagem, o presidente da Câmara afirmou que o “momento histórico”, além de orgulhar o estado, “fortalece o incentivo ao turismo e gera renda para os alagoanos”.

Já o prefeito JHC foi um dos mais animados integrantes da ala especial, que brilhou na Marquês Sapucaí, embalada pelo canto e o ritmo de Neguinho da Beija Flor.

Nas redes sociais, Lira postou sua satisfação de participar do desfile em homenagem a história carnavalesca de Maceió. Veja o texto do deputado:

-Hoje, sinto imenso orgulho de prestigiar Maceió brilhando na Sapucaí com o enredo da @beijafloroficial! Este momento histórico não só fortalece o incentivo ao turismo e gera renda para os alagoanos, mas também nos permite exibir com orgulho nossas raízes ao mundo. Viva o carnaval e celebremos juntos a rica história e cultura de Maceió!

 

Com CNN

 

One Comment

Comments are closed.